Advaita: o Caminho sem Caminho

sábado, 11 de abril de 2015

QUEM É WU HSIN? - MESTRE DA NÃO-DUALIDADE.

Historia resumida de Wu Hsin

 Se queremos falar da não-dualidade, temos de falar de Wu Hsin. A sua simplicidade ilumina de tal forma o nosso caminho que não podemos ficar indiferentes à sua sabedoria.
 “A procura termina quando o peixe compreende a inutilidade de procurar o oceano” --, diz Wu Hsin, cujo axioma sintetiza seu pensamento e filosofia.

 Há poucos registros dos ensinamentos dele tanto em português, quanto em inglês. Na introdução do livro “The Lost Writings of Wu Hsin” (2011), o organizador Roy Melvin diz que o pensamento de Wu Hsin foi influenciado pelas escolas de Confúcio, Mozi e pelo Taoísmo, e ajudou a criar as fundações do que seria mais tarde o Zen Budismo na China e no Japão.

  Acredita-se que Wu Hsin nasceu durante o Período dos Estados Combatentes (403-221 a.C.), data posterior à morte de Confúcio por mais de cem anos. Este foi um período em que a casa reinante de Zhou havia perdido muito de sua autoridade e poder e houve um aumento de violência entre os estados. Esta situação deu origem a centenas de escolas, ao florescimento de muitas escolas de pensamento, cada uma expondo as suas próprias concepções dos pré-requisitos para um retorno a um estado de harmonia. As duas escolas mais influentes foram a de Confúcio e a dos seguidores de Mozi ("Mestre Mo"), os mohistas.

  Esta última criticava a natureza elitista e comportamentos extravagantes da cultura tradicional. O movimento relacionado com a filosofia Daodejing também foi emergente nesta altura. O estilo taoista da filosofia de Wu Hsin foi desenvolvida no contexto definido por estas três escolas e parece ser mais fortemente influenciada por esta última. Adicionalmente, ele contém claramente as sementes do que viria a ser o budismo Chan na China ou Zen no Japão.

  Wu Hsin nasceu em uma aldeia chamada Meng, no estado de Song. O rio Pu, no qual Wu Hsin disse ter pescado, estava no estado de Chenwhich, o qual se tornou um território de Chu. Podemos dizer que Wu Hsin estava situado na zona de fronteira entre Chu e as planícies centrais, as planícies centradas em torno do Rio Amarelo, que eram a casa das culturas Shang e Zhou. Certamente, conforme se aprende mais sobre a cultura de Chu, mais se percebe ressonâncias profundas com a sensibilidade estética dos taoístas, e com o estilo de Wu Hsin em particular.

  Se o datamento tradicional é confiável, Wu Hsin teria sido contemporâneo de Mencius, mas é difícil encontrar qualquer evidência de que havia alguma comunicação entre eles. O filósofo Gao Ming, embora não fosse um taoísta, era um amigo próximo e abundam histórias de suas rivalidades filosóficas.

  Você acredita que nasceu em um mundo. Não é assim. Cada um de nós cria um mundo para si mesmo. Você vive nele e reclama dele. Seu mundo é composto de desejos e da satisfação dos desejos, de medo e de estratégias para evitá-lo. Você não consegue ver o que é seu mundo privado? É um pouco mais que um artefato da mente. Uma vez que você veja essa loucura, você estará no caminho de saída.

  Veja que você cria o espaço em que o mundo se move, o tempo em que ele dura. Perceba que o mundo é apenas areia. Você pode brincar com ele, você pode andar sobre ele, mas não construa uma casa lá. Não há jornada como se diz. Pode parecer que não, mas estamos sempre de volta onde começamos.

 "O que fomos em essência, e o que seremos em essência, é o que somos em essência", diz o sábio em outra síntese magistral.

13 comentários:

  1. Compreendi muito pouco essa Filosofia, mas valeu a pena, pois é mais um novo para mim. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm......a essência...sempre...o eterno retorno

    ResponderExcluir
  3. Muito importante e profundo. Estou muito interessada em conhecer mais sobre os ensinamentos de Wu Hsin. É muito difícil desaprender !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fala a partir da unicidade. Todos somos um. Tudo é um coisa só. Logo tudo oque vemos, ouvimos e sentimos é uma ilusão. Como num sonho.

      Excluir
  4. É inevitável sermos nossa essência, meu grande questionamento está em conseguir encontrar esse caminho, ter a percepção, a intuição, encontrar seu propósito nesta existência, reconhecer e valorizar os ensinamentos contidos em cada universo e caminhar nesta linha tênue de evolução em meio a tantos disparos emocionais, espirituais e físicos. Esse é o desafio a ser batido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, pelo que pesquisei é que a questão central é exatamente nao ter um propósito, ser humano, já é por si só o fim, e que fazemos parte de um todo único.

      Excluir
    2. Poderiam citar as fontes/referências de onde pesquisaram e chegaram a essa conclusão?

      Excluir
  5. Interessante, o silêncio, a observação e a compreensão a base para o todo!!

    ResponderExcluir
  6. Me toca profundamente os ensinamentos dele. Me traz paz quando estou em meio ao caos, que nem existe na verdade.

    ResponderExcluir
  7. Conheci hoje em 2021, li um resumo no YouTube feito por um brasileiro. Concordo com muita coisa.

    ResponderExcluir
  8. Vi um vídeo no YouTube e me interessei bastante

    ResponderExcluir
  9. uhum, fascinante estes ensinamentos!
    uma canalização de energias por meio de pensamentos em pontos chave da consciência

    ResponderExcluir