Advaita: o Caminho sem Caminho

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MANTENHA AS COISAS SIMPLES - MOOJI

Diálogo com Mooji


- Mas... existe uma agonia... de conseguir permanecer no eu sou com todo o dia-a-dia.

- Mooji:  Isso é devido realmente a conceitos errôneos. Sempre que você sente ‘eu’, o eu é o Eu Sou. Tentar ser o Eu Sou é um pensamento que surge no Eu Sou. Eu é Eu Sou. Eu não é uma pessoa. A pessoa em si é uma modificação do Eu Sou; na maioria dos casos, uma distorção do Eu Sou.

O Eu Sou é sinônimo de Consciência ou Ser. E este Eu Sou aparentemente se transmuta para uma pessoa simplesmente através da identificação com o corpo-mente. Então este Eu Sou experimenta a si mesmo como se ele fosse o corpo-mente. Ele se imagina ser um corpo-mente, uma pessoa diferente porque são corpos diferentes.

Porque este Eu Sou se identifica com o corpo, com a construção elemental  única de cada corpo e se imagina ser, se identifica ser este corpo. É uma modificação. Mas esta modificação é apenas aparente. Só ocorre na mente. É a mente que está vendo o mundo. A mente surge como ‘eu’, mas este eu é chamado conceito-de-eu, ou eu-personalidade. E este eu-personalidade é percebido, testemunhado no Eu Real (Self).

Espero que não seja confuso para vocês. O estado natural do eu é Eu Sou. Este Eu Sou em si mesmo é como espaço, é imaterial. É um ser imaterial. Mas ele tem uma capacidade, ou melhor, uma capacidade surge neste ser de se identificar com o corpo-mente. E, através deste corpo-mente, desfrutar de experiências. E esta identificação com o corpo surge como eu-personalidade, que é uma limitação no Ser. Mas ela simplesmente ocorre.

Quem pode escapar?

Mesmo Krshna ou Buda não escaparam. Eles também, no início, eram condicionados. Então eles perceberam que o condicionamento não era eles mesmos. E eles realizaram que eles são o Eu Sou, o Observador, e não aquilo que é observado. E a resposta a este reconhecimento é que eles não podiam parar de rir. Eles disseram: “Olha isso! Eu estava olhando assim, mas era de outro jeito!” Algo incrível! Você pensa e se comporta como se fosse uma unidade de consciência com uma vontade separada para realizar decisões separadas.

Mas isso nada mais é do que a maneira como a qual a Consciência está se expressando. Como se ela tivesse uma vontade separada como indivíduo. Isso não é algo fácil de entender. Mas não se preocupem com isso. Você disse que tem alguma agonia surgindo. Mas se existe agonia, esta agonia está surgindo para sua pessoa, não para o Ser.
Se você é apenas o Observador, a agonia será vista apenas como uma sensação que ocorre para um eu aparente, que você parece ser, mas não é. 

Mooji

Nenhum comentário:

Postar um comentário