Advaita: o Caminho sem Caminho

sábado, 19 de novembro de 2016

DEIXA QUE O MOMENTO FLUA

SONHOS LÚCIDOS


Questionador: Despertamos toda manhã do sono noturno. Despertaremos do sonho do estado de vigília?

 Sim, despertamos, mas dizemos: "Oh, é muito cedo, e voltamos a dormir. Joguemos um pouco mais, sonhemos um pouco mais".
...

Questionador: Quando sonho à noite, muito raramente percebo que estou sonhando e que queira despertar. Mas isso acontece durante o sonho do estado de vigília.

Perceba de que é antes de desejar o despertar é quando está desperto, porque tão-logo começa a querer que as coisas sejam diferentes, novamente está dormindo.

 Ao querer que as coisas sejam diferentes do que são, está levando as coisas à sério, e, assim,  outorgando realidade ao sonho. Nesse momento você voltar a dormir.

 Portanto, não tente acordar. Em vez disso entenda que está sempre totalmente desperto.
            
            É um equívoco comum pensar que quando há uma compreensão profunda da verdade, as coisas sejam diferentes, que o sonho desaparecerá e será substituído por um novo sonho, com uma história diferente.

 O que realmente acontece é que este sonho continua; Maya não muda. A diferença é que agora sabemos que Maya é Maya, sabemos que é um sonho no qual o corpo e a mente se encontram envolvidos. O sonho se torna um sonho lúcido, contudo não desaparece.

 Muitas vezes as pessoas pensam, "não é possível ter um conhecimento profundo da verdade, porque o sonho não mudou." É que o conteúdo do sonho não muda; o que de fato muda — a única diferença —, é que sabemos que isso é uma ilusão, ou em outras palavras, que não é a realidade última do que somos realmente.  

 Então, tudo se converte em um jogo, porque o conteúdo do sonho, em um dado momento, não importa. Ou apenas importa quão importa o placar quando jogamos tênis. Fingimos que importa, mas realmente não importa. Fazemos de tal modo que importa apenas para jogar o jogo, todavia, em última instância, não nos importa.


 A razão é porque nós gostamos de jogar, pois os jogos nos faz lembrar o grande jogo da vida. O motivo pelo qual gostamos de ver comédias é porque nos faz recordar da grande comédia da vida. O que é um drama para o ignorante, para o sábio é uma comédia.
...

Francis Lucille

Nenhum comentário:

Postar um comentário